quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conceitos Básicos de Multimédia


Desta vez, foi-nos proposto abordar os Conceitos Básicos de Multimédia.

Esperemos que gostem! :)







O conceito de multimédia designa uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem. Este conceito refere-se ainda às tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. 





 

Tipos de Media:

Quanto à sua natureza espácio-natural podemos dividi-los em:

  •  Estáticos;

  •  Dinâmicos.  

--> Os de natureza Estática agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, imagens e textos.






























--> Os Dinâmicos agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, o áudio, vídeo e animação. Nestes casos, uma alteração no tempo da ordem de apresentação de conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmico.




Vamos agora abordar os tipos de media quanto à sua origem:

  • Capturados: são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador.





  • Sintetizados: são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através de uma utilização de hardware e software específicos.







                Este tipo de média é produzido num software específico que se chama paint.



 Modos de divulgação de conteúdos multimédia:

Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser divididos em duas partes, divulgação online e divulgação offline.

Online: Em termos gerais, quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web (WWW), mas esta não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede tem a informação gravada no seu disco.
Este tipo de divulgação apresenta vantagens, tais como, a possibilidade de ser acessível a um maior número de pessoas, pois basta ao utilizador aceder à rede para ter acesso a conteúdos multimédia. Mas também apresenta desvantagens, nomeadamente, os conteúdos multimédia serem ficheiros muito "pesados", contendo centenas de MB, o que dificulta ao utilizador o acesso via online, uma vez que demora muito tempo.








Quanto à divulgação offline vamos apresentar um curto vídeo que encontramos no YouTube e explicita o termo, tal como as suas vantagens e desvantagens.








Por fim, vamos deixar aqui um pequeno resumo de tudo o que referimos anteriormente.







Sem comentários:

Enviar um comentário