segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cor e Imagem

Conceito de Imagem 

Imagem é um termo que provém do latim e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Uma imagem é também a representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho, do vídeo ou de outras disciplinas. 








Utilização da imagem digital

Para a maior parte das pessoas, a fotografia tem um valor inestimável, acima de outros tipos de registos e recordações. A fotografia permite guardar um sorriso, uma vela de aniversário soprada há décadas, um troféu erguido, uma lágrima cheia de sentimento.

Ao longo da História contemporânea a fotografia foi elevada ao status de “representação fiel da realidade” justamente por sua capacidade de “congelar” ou recortar” um pedaço da vida. Neste contexto, a máquina fotográfica surge com uma extensão da visão humana, eternizando momentos.









"Uma imagem vale mais que 1000 palavras"




Esta frase é dita com muita frequência, pois por vezes, vale mais ver algo, que não necessita ser propriamente uma fotografia, pois pode ser algo que vemos no nosso dia-a-dia, tal como a pobreza por exemplo. Por muito que escrevam e digam sobre a pobreza, nada choca mais do que ver para sentir.




Conceito de Cor

O conceito de Cor está associado á percepção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou reflectida pelos objectos, sendo considerada um atributo dos mesmos.

A cor de um objecto dependente das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela superfície e, por último, das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.
A não existência de luz implica que nada se veja e, portanto, significa a não existência de cor.
A Luz contém uma variedade de ondas electromagnéticas com diferentes comprimentos de onda. S e o comprimento de uma onda electromagnética pertencer ao intervalo de 380 a780 nm (nanómetros) é detectada e interpretada pelo sistema de visão do ser humano. Estes diferentes comprimentos de onda constituem o espectro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores.



A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.




  •  A visão Escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível. 

  •  A visão Fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).

Sem comentários:

Enviar um comentário